Violência nas escolas e desempenho dos estudantes do ensino médio no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.31061/redepp.v5n2.137-158Resumen
A qualidade da educação e sua importância é um tema recorrente na literatura especializada. No geral, os estudos buscam identificar seus principais determinantes, que podem ser divididos em individuais, familiares e relativos à estrutura das escolas. No que tange à estrutura escolar, a violência é um dos fatores capazes de afetar a qualidade do ensino, sendo representada pelas notas dos estudantes em testes padronizados. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo central analisar o efeito da violência nas escolas sobre o desempenho dos estudantes do 3º ano do ensino médio no Brasil. A partir da modelagem hierárquica para o ano de 2017, observou-se que a violência impactou negativamente o desempenho dos estudantes. Os resultados ressaltam a importância de projetos capazes de reduzir as reprovações, além de políticas voltadas para a família, impactando na formação dos responsáveis, na geração de renda e, consequentemente, na redução da violência das escolas.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista de Desenvolvimento e Políticas Públicas
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.