A política de cotas e a redução do déficit de aprendizado entre não cotistas e cotistas: uma análise da Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31061/redepp.v6n2.90-105

Resumo

A política de cotas no ensino superior obteve sucesso no que se refere ao acesso. Contudo, é fundamental verificar se o aumento no acesso de indivíduos vindos de escolas públicas, teria sido acompanhado por uma redução das possíveis desigualdades de desempenho entre alunos cotistas e não cotistas, após, pelo menos, três semestres cursados na graduação na UFV. Para isso, foi desenvolvida uma análise utilizando a técnica de dados em pseudo-painel explicando o diferencial de desempenho entre os grupos. Os resultados demonstraram que dentre os 26 cursos de Bacharelado analisados, em 20 não se encontrou diferença entre os dois grupos; e, em um, constatou-se que os cotistas apresentaram desempenho melhor. Apenas em cinco desses cursos o diferencial de rendimento se manteve positivo.

Downloads

Publicado

2022-12-31

Como Citar

Cassuce, F. C. da C., Cassuce, F. R. C., & Aquino, A. L. de. (2022). A política de cotas e a redução do déficit de aprendizado entre não cotistas e cotistas: uma análise da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Revista De Desenvolvimento E Políticas Públicas, 6(2), 90–105. https://doi.org/10.31061/redepp.v6n2.90-105