Violência nas escolas e desempenho dos estudantes do ensino médio no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.31061/redepp.v5n2.137-158Resumo
A qualidade da educação e sua importância é um tema recorrente na literatura especializada. No geral, os estudos buscam identificar seus principais determinantes, que podem ser divididos em individuais, familiares e relativos à estrutura das escolas. No que tange à estrutura escolar, a violência é um dos fatores capazes de afetar a qualidade do ensino, sendo representada pelas notas dos estudantes em testes padronizados. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo central analisar o efeito da violência nas escolas sobre o desempenho dos estudantes do 3º ano do ensino médio no Brasil. A partir da modelagem hierárquica para o ano de 2017, observou-se que a violência impactou negativamente o desempenho dos estudantes. Os resultados ressaltam a importância de projetos capazes de reduzir as reprovações, além de políticas voltadas para a família, impactando na formação dos responsáveis, na geração de renda e, consequentemente, na redução da violência das escolas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista de Desenvolvimento e Políticas Públicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.