Desigualdades educacionais à luz da Covid-19: disparidades do meio rural e urbano
DOI:
https://doi.org/10.31061/redepp.v5n1.25-54Resumo
O principal objetivo deste artigo é analisar como o setor censitário do domicílio (rural ou urbano) e outros fatores socioeconômicos e demográficos afetaram as atividades escolares dos alunos durante a pandemia da Covid-19, a partir de meados de março de 2020. Dessa forma, apresentam-se as condições anteriores e posteriores ao surgimento do vírus e os pontos mais sensíveis atingidos pela doença, a partir de dados históricos sobre a educação nacional e de dados recentes aferidos através da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Covid-19. Para tanto, foi utilizado um modelo de regressão logística, utilizando as variáveis disponíveis no banco de dados para controle das características observáveis. Os principais resultados indicaram a maior tendência a não realização de atividades escolares para indivíduos entrantes ou reentrantes (sem educação prévia) e maiores chances de atividades escolares conforme maior o nível de escolaridade, reforçando as desigualdades educacionais existentes no período pré-pandêmico.
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