As Redes Sociais Virtuais (RSV) como estratégia de sustentação dos empreendimentos de Manaus e Rio Preto da Eva, Amazonas, durante a pandemia de SARS-CoV-2
DOI:
https://doi.org/10.31061/redepp.v6n1.25-37Resumo
A pandemia de Sars-Cov-2 motivou uma quantidade significativa de empreendedores e varejistas a utilizar plataformas digitais de vendas para manter os seus negócios ativos. O presente estudo teve como objetivo identificar como as Redes Sociais Virtuais (RSV) foram utilizadas pelos empreendedores nas cidades de Manaus e Rio Preto da Eva, Amazonas, durante a pandemia. A hipótese central é que as redes foram usadas como estratégia de sustentação dos negócios, visando dirimir os efeitos da queda no volume de negócios decorrente da redução generalizada da atividade econômica. Esta pesquisa é do tipo descritiva-exploratória e de natureza quali-quantitativa, com dados primários. A maioria dos empreendedores observaram um aumento elevado ou médio no faturamento decorrente da contribuição das RSV. O estudo evidenciou que as RSV são uma importante ferramenta para o empreendedor, facilitando o surgimento de novos negócios devido à capilaridade desse tipo de canal de marketing ou vendas, independentemente das restrições de localidade, nível educacional ou outra variável social.
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